Cirurgia da Pele

Cicatrizes

As cicatrizes são os traços ou marcas visíveis e/ou palpáveis ao nível da pele e que resultam da sua regeneração fibrosa e epitelial após um ferimento ou agressão (física ou química) com alteração ou perda da sua continuidade ao nível da sua superfície.



Feridas ou Lesões Traumáticas

As feridas ou lesões traumáticas são perdas da solução de continuidade da pele, decorrentes de uma ação física ou química (contusão, escoriação, corte, queimadura, esmagamento, avulsas ou amputação) que podem atingir a estrutura da pele isoladamente ou comprometer em profundidade as estruturas subjacentes (osso, músculo, ligamentos, vasos, nervos e/ou tendões).



Tumores

Os tumores da pele são alterações ou lesões na pele, que podem ser benignos ou malignos, e cujo tratamento consiste na sua exérese com ou sem biópsia e com ou sem correção cirúrgica plástica e ou estética a nível local.



Queimaduras

A queimadura é uma lesão na pele e tecidos subjacentes em profundidade e que pode ser causada por atrito, calor ou ação térmica, descarga elétrica, ação de produto químico ou radiação.



Transplante Capilar

O transplante capilar é uma técnica cirúrgica que consiste em retirar cabelo de uma área dadora com cabelo (habitualmente a nuca) e transplantá-lo para uma área sem cabelo (área calva) após separação microscópica e individualização dos folículos pilosos.



Ulcerações

As úlceras são feridas ou lesões da pele e/ou mucosas, com exposição dos tecidos na profundidade, as quais podem surgir após um traumatismo direto por agente físico, químico ou radiação (traumáticas), ou por alterações ou problemas da circulação arterial (úlceras isquémicas e/ou diabéticas) ou da circulação venosa (úlceras varicosas) ou ainda decorrentes da degeneração progressiva dos tecidos (da pele ao osso) por efeito continuo e localizado de uma pressão mecânica numa área específica do corpo (úlceras de pressão).