Cirurgia do Corpo

Tudo sobre cirurgia pós obesidade do contorno corporal

A cirurgia pós obesidade consiste nas várias cirurgias plásticas realizadas no corpo após as grandes reduções do peso e volume corporal com estabilização do peso e cujo objectivo final é a remoção da pele flácida e gordura em excesso e a melhoria estética do contorno corporal. Neste artigo, iremos falar sobre obesidade e de como a pode tratar.



O que é um doente obeso?

A braquioplastia é a cirurgia que é feita para melhoria do contorno corporal ao nível dos braços, quer por excesso adiposo quer por flacidez da pele, devido às grandes oscilações de peso ou após emagrecimento acentuado.




Porque a pele dos braços fica caída ou em excesso?

Um doente obeso é um doente que tem excesso de volume e peso em relação à sua altura, pelo que a sua definição é feita por um índice designado de massa corporal, o qual vai estar alterado com valores igual ou superiores a 30 kg/m2.



Como se calcula o índice de massa corporal?

O índice de massa corporal (IMC) é calculado dividindo o valor do peso em Kg pelo valor da altura em metro ao quadrado.





Como se pode tratar a obesidade?

A obesidade ou excesso de peso pode ser tratada com perda de dezenas de quilos apenas com hábitos de vida e alimentares saudáveis envolvendo a utilização de dietas equilibradas e exercício físico regular ou recorrendo à designada cirurgia bariátrica (balão intragastrico, sleeve, banda ou by-pass gástrico).



Que tipos de cirurgias plásticas podem ser realizadas após o tratamento da obesidade?

Após a cirurgia bariátrica ou após grandes perdas de peso e volume estão indicadas várias cirurgias plásticas para correção, sendo elas:

  • abdominoplastia ou a dermolipectomia circular do tronco que pode envolver a correção de hérnias, ou a correção da diastase dos músculos recto abdominais (comum nas mulheres pós parto);

  • lipoaspiração ou lipoescultura alternada com enxertos de gordura para optimizar o contorno corporal;

  • braquioplastia para a correção da pele caída ou excesso cutâneo ao nível dos braços;

  • mastopexia para correção da ptose da mama com ou sem colocação de implantes;

  • mastectomia subcutânea para tratamento da ginecomastia residual nos homens com ou sem lipoaspiração associada;

  • dermolipectomia ou “lifting” para remoção e correção do excesso na parte interna das coxas ou levantamento;

  • aumento do volume das nádegas (com prótese, retalhos dermoadiposos ou gordura);

  • as cirurgias na face e pescoço (lifting facial ou cervicofacial);

  • as cirurgias das áreas íntimas como as labioplastias e vulvoplastias.


 

Quando é o timing ideal para fazer a cirurgia plástica após grande perda de volume e/ou peso?

O timing ideal é quando se está próximo do peso ideal e este se mantém estável por um período mínimo de 3-6 meses. Nas doentes pós parto deve-se esperar pelo menos 6 meses após o final da amamentação, pelo que não se aconselha a fazer a cirurgia no mesmo tempo do parto.



O que é o peso ideal?

O peso ideal é habitualmente calculado dividindo o peso em Kg pela altura ao quadrado em metros o qual vai definir um índice de massa corporal (IMC) que depois é definido por uma tabela.

  • Baixo peso = IMC abaixo de 18,5 kg/m2

  • Peso normal = IMC entre 18,5 e 24,9 kg/m2

  • Obesidade grau I = IMC entre 30 e 34,9 kg/m2

  • Obesidade grau II = IMC entre 35 e 39,9 kg/m2

  • Obesidade grau III (obesidade mórbida) = IMC maior que 40 kg/m2


     

    O que é um body lift ou lifting do corpo?

O lifting corporal ou body lift pode:


  • envolver a parte superior do tronco (braquioplastia com mamoplastia associada nas mulheres e ginecomastia nos homens);

  • envolver a parte inferior do corpo (abdominoplastia ou dermolipectomia circular do tronco com ou sem aumento das nádegas e associada a dermolipectomia da parte interna das coxas).

  • ser um total body lift com envolvimento da face (ritidectomia cervicofacial) que só deverá ser feito em doentes saudáveis, com peso adequado, e que pratiquem exercício físico regularmente, sem patologias associadas e altamente motivado.

Estas três abordagens são realizadas há muitos anos em diversos países do mundo e são consideradas seguras desde que o paciente seja avaliado rigorosamente pelo médico que vai operá-lo. Cada pessoa é avaliada de maneira individualizada, pois as deformidades decorrentes da grande perda de peso afetam diferentemente os pacientes. Deve-se sempre priorizar a saúde do paciente e nunca colocá-lo em risco para se obter um bom resultado.



Dicas para evitar a realização de cirurgias

Para quem deseja minimizar a necessidade desse tipo de cirurgia, apresentamos algumas dicas:


  • Emagreça com monitoramento médico e nutricional, sem pressa e de maneira contínua, ou seja, evite o “efeito acordeão de emagrecer e engordar várias vezes, pois não é saudável;

  • Se observar que está a ganhar peso, lembre-se de usar hidratante corporal para tentar evitar a ocorrência de estrias. A presença de muitas estrias juntamente com flacidez de pele ainda não são tratados de maneira eficaz sem a cirurgia;

  • Tenha hábitos saudáveis de alimentação balanceada, com prática regular de exercícios físicos, e lembre-se: não fume!


 

Onde posso realizar esta cirurgia?

O Dr. Marques Moura realiza este e outros procedimentos cirúrgicos na Clínica Privada do Hospital da Prelada. Se tiver alguma dúvida, não hesite em contactar-nos.