Cirurgia da Face
Renove o seu olhar com uma blefaroplastia!
A blefaroplastia é uma cirurgia plástica realizada nas pálpebras, superiores e/ou inferiores, que tem como objetivo eliminar a flacidez e rugas provocadas pelo envelhecimento. Muito procurada por homens e mulheres, a cirurgia das pálpebras tem um poder rejuvenescedor do rosto, deixando o olhar mais jovial e menos cansado. Leia este artigo e fique a saber como é feita uma blefaroplastia.
O que é uma blefaroplastia?
A blefaroplastia é uma cirurgia estética feita ao nível das pálpebras. Específica para cada doente, a mais comum é a que é feita ao nível das pálpebras superiores e que envolve a retirada da pele flácida em excesso que por vezes dificulta a acuidade visual da doente.
Muitas vezes podemos ter que associar a blefaroplastia das pálpebras superiores com a intervenção cirúrgica ao nível das pálpebras inferiores. Não só para retirar excesso de pele como para fazer a remoção ou redistribuição das bolsas de gordura, vulgarmente designados de “papos”, e tendo sempre como objetivo melhorar a funcionalidade e a aparência estética da área oculopalpebral.
Porque é que as pálpebras ficam com excesso de pele e com bolsas de gordura?
As bolsas de gordura nas pálpebras inferiores, vulgarmente designados por “papos” dos olhos, surgem pelo enfraquecimento muscular e do septo orbitário, bem como pelas alterações ao nível da pele.
Com o envelhecimento a pele vai ficando mais fina e menos elástica. Estas alterações permitem que a gordura se torne mais aparente ou visível ao nível das pálpebras.
O processo de envelhecimento cutâneo da pele ainda que seja uma herança genética é habitualmente resultado de uma excessiva exposição ao sol e sua radiação bem como da influência ou da ação nefasta do meio ambiente como a poluição urbana.
O que causa o envelhecimento da pele e os papos nos olhos?
• O consumo excessivo de álcool;
• O tabaco;
• Má dieta alimentar.
São causas igualmente responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele. As grandes oscilações de peso ou o recurso a planos de emagrecimento recorrentes e/ou agressivos vão igualmente conduzir a alterações na textura da pele a qual que vai ficar mais enrugada, pregueada e menos elástica.
Como atrasar o envelhecimento?
A qualidade de vida a nível físico, com hábitos de descanso noturno e um sono médio de 8h e a prática de desportos ou de exercício físico regular são aspetos fundamentais no atraso do processo de envelhecimento em geral.
Se os meus pais já têm papos nos olhos, eu também virei a ter?
A hereditariedade ou herança genética é um fator muito importante no envelhecimento das pálpebras pelo que se os seus familiares já tem “papos” nos olhos há uma grande probabilidade de vir a herdar esse enfraquecimento do septo e tónus muscular oculopalpebral com a consequente projeção da gordura orbitaria e aparente visualização a nível das pálpebras.
A partir de que idade deve ser feita a correção?
Habitualmente a blefaroplastia é feita em mulheres acima dos 35 anos, no entanto há casos de mulheres que são operadas em idades mais jovens devido a alguma predisposição genética para o envelhecimento cutâneo ou para a formação das bolsas de gordura ou “papos” ao nível das pálpebras.
Como é feita a cirurgia das pálpebras?
A cirurgia palpebral pode ser feita em regime ambulatório sob anestesia local com analgesia ou sedação e pode durar 30-45’.
As incisões ou cortes na pele são feitas ao nível das pregas palpebrais superiores com remoção do excesso cutâneo e por vezes de alguma gordura principalmente nos cantos internos.
Ao nível das pálpebras inferiores, a cirurgia pode ser feita pelo lado de dentro da pálpebra ao nível da mucosa (via mucosa tansconjuntival) ou por uma incisão junto ao bordo ciliar e canto externo (via cutânea sub ou justaciliar) com reposição inferior, redistribuição ou remoção parcial das bolsas de gordura e do excesso de pele.
A cirurgia das pálpebras deixa cicatriz?
Os pontos na pele são habitualmente retirados ao fim de 3 a 7 dias e as cicatrizes na pele das pálpebras ficam habitualmente praticamente impercetíveis ou disfarçadas nas pregas palpebrais superiores ou junto às pestanas ou cílios ao nível das pálpebras inferiores.
Cuidados a ter após a cirurgia pálpebral
É importante aplicar gelo na região oculopalpebral durante as primeiras 24-48 horas e manter a cabeceira da cama ligeiramente elevada para controlar o edema, podendo retomar toda a sua atividade diária e social dentro de aproximadamente 8- 15 dias.
Onde posso realizar esta cirurgia?
O Dr. Marques Moura realiza este e outros procedimentos cirúrgicos na Clínica Privada do Hospital da Prelada. Se tiver alguma dúvida, não hesite em contactar-nos.